Catarata - Perguntas Frequentes

O que é Catarata?

Os olhos possuem uma lente natural denominada cristalino, localizada atrás da íris. A catarata ocorre quando o cristalino sofre qualquer perda de transparência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira reversível no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Quais são os sintomas da Catarata?

O principal sintoma é a baixa acuidade visual (visão embaçada), que em sua fase inicial, por ser pequena, pode passar despercebida. Conforme a catarata avança, a visão embaçada aumenta e a refração se altera continuamente, ou seja, o grau de seus óculos muda sempre; dificuldade para executar atividades rotineiras devido ao problema de visão; dificuldade de dirigir à noite por conta do brilho dos faróis; visão com feixes de luz; e melhora na vista de perto, que em seguida pode piorar.

Quais são as causas da Catarata?

A causa mais comum é o envelhecimento do cristalino, principalmente após os 60 anos de idade. Mas também pode surgir em decorrência de: uso de medicações (esteroides e quimioterápicos); doenças como diabetes e glaucoma; traumas oculares; radioterapia; radiação solar prolongada. E existem também as cataratas congênitas, que surgem desde o nascimento.

Quais os fatores de risco? 

Entre os fatores de risco estão o diabetes, avanço da idade, hereditariedade, consumo abusivo de álcool, exposição excessiva à luz solar, pressão arterial elevada, obesidade, exposição à radiação ionizante, tabagismo, lesão ocular prévia ou inflamação, histórico de cirurgia ocular anterior e uso prolongado de medicamentos corticosteroides.

Qual o tratamento para Catarata?

Na grande maioria dos casos é indicada a cirurgia - facectomia com facoemulsificação e implante de lente. A cirurgia envolve alta tecnologia, permitindo assim, alta precisão, alta previsibilidade e alta reprodutibilidade, tornando esta intervenção cirúrgica mais segura. 

Cirurgia de Catarata - Perguntas Frequentes

Como é feita a cirurgia de catarata?

Basicamente, a cirurgia de catarata consiste na retirada do cristalino opaco (técnica chamada de facoemulsificação) e na substituição deste através do implante de uma lente intraocular. Com o avanço da tecnologia, trabalhamos com lentes intraoculares dobráveis, que permitem que a cirurgia seja realizada através de incisões muito pequenas, com uma recuperação pós operatória mais rápida. O oftalmologista indicará a melhor lente intraocular, nacional ou importada, que se adeque à necessidade do paciente.

Quanto tempo demora uma cirurgia de catarata?

Em geral, a cirurgia de catarata tende a demorar entre 15 e 25 minutos, tempo que pode variar de acordo com o estágio da doença. Pacientes com caso de catarata avançada normalmente têm um tempo maior de cirurgia. O procedimento é indolor, feito com anestesia local e com uma leve sedação.

Qual o tempo de recuperação, cuidados e limitações de pós operatórios da cirurgia de Catarata?

O tempo total de recuperação da cirurgia e de uso de medicamentos pós operatórios é de aproximadamente 1 mês, onde o paciente usará colírios antibióticos e antiinflamatórios. Nas duas primeiras semanas de pós operatório, o paciente será acompanhado pelo oftalmologista, que irá orientar e analisar o período de adaptação da visão com a lente intraocular. Os principais cuidados são em relação a não pegar peso, não realizar esforço físico (ex. Tarefas domésticas, exercício físico…), não dormir do lado do olho operado e de higiene, principalmente das mãos.

Quais os resultados esperados? 

A percepção de melhora da visão após a cirurgia de catarata é relativa, e depende muito do estágio da catarata no pré operatório. O objetivo principal é recuperar a transparência visual que havia sido perdida com a opacidade provocada pela catarata. Na consulta de alta é feita uma avaliação final onde será verificada a necessidade do uso de óculos para uma melhor visão.

Quais os riscos da cirurgia de catarata?

Com o avanço da técnica de facoemulsificação (técnica de cirurgia utilizada atualmente), houve um grande ganho não apenas no tempo cirúrgico e no tempo de recuperação, mas principalmente em relação à segurança do procedimento. Embora a cirurgia de catarata não seja um procedimento simples (engana-se quem fala ou ouve isso por aí), hoje é considerada extremamente segura, desde que seja realizada seguindo todas as normas e padrões de prevenção de complicações cirúrgicas e infecções. As principais medidas para evitarmos riscos e complicações são: Esterilização adequada do material, não reutilização/ reaproveitamento de materiais descartáveis, cuidados de higiene de toda equipe envolvida no procedimento, individualização de cada caso (operar cada paciente com calma, dentro de um tempo adequado, com todos os insumos necessários).
O ideal é que o paciente seja avaliado, operado e assistido no pós operatório pelo mesmo profissional. Por fim, quando pensamos em uma cirurgia de catarata segura e ideal, pensamos principalmente em um tratamento pessoal para cada paciente, sem o formato de linha de produção onde múltiplos pacientes são operados num mesmo período cirúrgico.